sábado, 25 de agosto de 2007

Atividade: Vivenciando as Funções no nosso dia-a-dia

Olá pessoal,

Vocês vão entrar no mundo das funções, e poderão perceber o quanto elas estão inseridas em nossas vidas. Para isso, terão que realizar esta atividade, a qual está dividida em duas etapas. A primeira etapa será realizada via internet (blog e e-mail) e a segunda etapa consiste em uma pesquisa, a qual deverá ser entregue em sala de aula.

EQUIPES: Cada equipe deverá ser composta por no máximo quatro componentes.

PRAZO PARA ESTA ATIVIDADE:
1ª Etapa – o e-mail deve ser enviado até 09/09/2007 (Valor: 1,0)
2ª Etapa – a pesquisa deve ser entregue até 06/09/2007 (Valor: 1,5)

OBS.: A senha para os dois arquivos é: silene

1ª ETAPA:
Nesta primeira etapa do trabalho, vocês deverão observar e analisar os gráficos que se encontram aqui no blog. Abaixo dos quatro gráficos há um link contendo os questionamentos referentes a cada gráfico. O arquivo está na forma de formulário, logo, para respondê-lo basta clicar no campo (que esta na cor cinza) e digitar a resposta. Após responderem todos os questionamentos, salve as alterações feitas e enviem o arquivo para o meu e-mail.

DICA: Ao abrirem o arquivo, vai aparecer uma janela perguntando se vocês querem abri-lo ou salvá-lo. Escolham salvar. Assim ele ficará no seu computador. Depois disso, abram o arquivo, respondam os questionamentos e o fechem. Quando fechar o arquivo, ele vai perguntar se você quer salvar as alterações, responda sim. Agora, você pode enviar para o meu e-mail.

O e-mail para o envio do arquivo é: silene-ierp@bol.com.br

2ª ETAPA: Pesquisa
Nesta segunda etapa, cada grupo deverá realizar uma pesquisa em diversas áreas do saber, como por exemplo, a Matemática, a Química, a Física, a Biologia, as contas de água, energia e telefone que temos em nossas casas, as variações de preços em supermercados etc.
Através desta pesquisa vocês poderão perceber o quanto as funções estão inseridas em nosso cotidiano, bem como, verão que os gráficos, tabelas e funções têm grande aplicabilidade na ciência. Notarão ainda as grandezas que são dependentes e as que são independentes.
Acessem o link abaixo para ver melhor os detalhes desta atividade.Qualquer dúvida procure-me na escola ou deixem um recadinho aqui no Mural de Recados.

Pesquisa

Realizem esta atividade com empenho, união e responsabilidade. Acreditem em vocês, pois eu acredito. Bjs, pró Silene.

Gráfico 01












Gráfico 02












Gráfico 03



















Gráfico 04

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Gabarito da 3ª Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

1ª Fase - 14 de agosto de 2007 - Nível 3: Ensino Médio

1. D _____ 6. D ______ 11. B ______ 16. C
2. E _____ 7. A ______ 12. C ______ 17. C
3. C _____ 8. A ______ 13. E ______ 18. B
4. B _____ 9. C ______ 14. B ______ 19. B
5. D _____ 10. D _____ 15. E ______ 20. E

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Feliz Dia do Estudante

11 de agosto: Dia do Estudante

Origem
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.