mmm
Matemática e Raciocínio
A palavra matemática nos faz pensar em quê? Certamente, em números, contas ou medidas. Mas será que Matemática é fazer contas, escrever números, tomar medidas? Não! Matemática não é simplesmente saber trabalhar com os números. Quem sabe Matemática sabe raciocinar. Sabe ler um problema, pensar sobre ele, elaborar uma resolução e, o que mais interessa, consegue chegar a uma resposta. Os números são apenas um instrumento que o matemático utiliza para ajudá-lo a raciocinar.
As gotas de chuva não são redondinhas? E as zebras, elas não têm sempre listras? E um ano, ele não tem sempre 365 dias, aproximadamente? Nós vivemos em uma natureza cheia de padrões.
Você sabia que não existem dois flocos de neve exatamente iguais? Que o número de pétalas das flores é, em sua grande maioria, igual a um dos números da seqüência 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, e que, nessa seqüência, um número é sempre igual à soma de outros dois? ( 3 + 5 = 8 5 + 8 = 13 13 + 8 = 21 ...)
Se pararmos para pensar, vamos descobrir uma série de coisas na natureza que obedecem a certas “regras”. Analisando e estudando essas regras, vamos descobrir que elas não existem apenas para serem admiradas. É nessa hora que a Matemática vai nos ajudar.
Você já está agora na sétima série e, mesmo que não perceba, já sabe muito mais do que simplesmente “fazer contas”.
Quer ver um exemplo? “Se um ônibus há uma fileira de bancos em cada lado e em cada fileira há 12 lugares, quantas pessoas podem ocupar esse ônibus sem que nenhuma fique de pé?”... Já pensou? A resposta é 24, não é? ... Para chegar a essa resposta não foi preciso contar um por um os bancos. O que você fez foi raciocinar matematicamente e usar o cálculo apenas como uma ferramenta.
Estudando Matemática você será capaz de usar o seu raciocínio para estudar os padrões e as regras da natureza, resolver questões cada vez mais difíceis e, assim, compreender melhor tudo o que acontece ao seu redor. É isso que a pró Silene quer que aconteça. Estudem sempre, pois, o conhecimento é a única coisa que ninguém poderá tirar de nós.
Um grande beijo, e sejam bem-vindos.
As gotas de chuva não são redondinhas? E as zebras, elas não têm sempre listras? E um ano, ele não tem sempre 365 dias, aproximadamente? Nós vivemos em uma natureza cheia de padrões.
Você sabia que não existem dois flocos de neve exatamente iguais? Que o número de pétalas das flores é, em sua grande maioria, igual a um dos números da seqüência 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, e que, nessa seqüência, um número é sempre igual à soma de outros dois? ( 3 + 5 = 8 5 + 8 = 13 13 + 8 = 21 ...)
Se pararmos para pensar, vamos descobrir uma série de coisas na natureza que obedecem a certas “regras”. Analisando e estudando essas regras, vamos descobrir que elas não existem apenas para serem admiradas. É nessa hora que a Matemática vai nos ajudar.
Você já está agora na sétima série e, mesmo que não perceba, já sabe muito mais do que simplesmente “fazer contas”.
Quer ver um exemplo? “Se um ônibus há uma fileira de bancos em cada lado e em cada fileira há 12 lugares, quantas pessoas podem ocupar esse ônibus sem que nenhuma fique de pé?”... Já pensou? A resposta é 24, não é? ... Para chegar a essa resposta não foi preciso contar um por um os bancos. O que você fez foi raciocinar matematicamente e usar o cálculo apenas como uma ferramenta.
Estudando Matemática você será capaz de usar o seu raciocínio para estudar os padrões e as regras da natureza, resolver questões cada vez mais difíceis e, assim, compreender melhor tudo o que acontece ao seu redor. É isso que a pró Silene quer que aconteça. Estudem sempre, pois, o conhecimento é a única coisa que ninguém poderá tirar de nós.
Um grande beijo, e sejam bem-vindos.
mmm
mmm
Nenhum comentário:
Postar um comentário