quarta-feira, 11 de junho de 2008

O que os alunos do Ensino Fundamental devem saber sobre Frações?

Depois de conhecer e dominar as regras sobre os números naturais e inteiros, chegou o momento de nos familiarizarmos com outra classe: as frações. Nessa etapa, enfrentamos o desafio de descobrirmos que com os racionais podemos continuar a fazer as mesmas atividades que desenvolviamos com os naturais.
O estudo dos números racionais se torna necessário, pois eles aparecem em diversas situações científicas e do dia-a-dia que precisam ser compreendidas. Esse sistema numérico é utilizado quando fazemos medições e sobra uma parte que não corresponde a uma unidade de medida inteira, ao comprarmos meio quilo de algum mantimento, ao dividir uma pizza em pedaços iguais etc. São momentos em que os naturais não dão conta de representar a realidade. Na história da numeração, as frações surgiram justamente para resolver tais impasses. Conhecer o funcionamento e as regras dessa classe numérica é fundamental para que o aluno continue a aprofundar os conhecimento ao longo da vida escolar em álgebra e em fórmulas de Física, por exemplo.
Por enquanto, porém, os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental devem aprender a reconhecer as frações e as situações em que seu uso se faz necessário e aprender a compará-las e ordená-las. Além disso, precisa saber realizar somas e subtrações envolvendo as que têm o mesmo denominador ou recorrer às equivalentes quando os denominadores forem diferentes. Os alunos também devem saber reconhecer as que representam quantidades, principalmente as mais usadas, como 1/2, 1/3, 1/4, 1/10, 1/100 etc., e a realizar cálculos com elas.
mm

Nenhum comentário: